14 de outubro de 2009

Resumo do livro e dados do autor.

          Barrão é lutador de jiu-jítsu, passa os dias inteiros na academia “cuidando” dos seus músculos. Ciumento, ele entrou numa fria, agrediu um homem com quem imaginava que a namorada o traía, porém esse homem era o tio dela. Por isso, perdeu a namorada, a confiança dos pais e responde a inquérito policial. Para piorar, vai muito mal no colégio e corre o risco de ser reprovado. Mas talvez ele ainda consiga melhorar seu rendimento e suas notas na escola, lendo Dom Casmurro, célebre romance de Machado de Assis ,que era o assunto da prova de fim de ano. Para enfrentar esse desafio, Barrão vai contar com a ajuda de Lu, uma estagiária toda esquisitona que trabalha na biblioteca do colégio. Juntos, eles lerão o clássico de Machado de Assis sobre o ciúme, aprendendo algo sobre a dinâmica desse sentimento em relação à estrutura social do Brasil no século XIX. Pode – se dizer que esse livro é uma releitura de Dom Casmurro.
         O autor que escreve “Dona Casmurra e seu Tigrão” é Ivan Jaf,um carioca que nasceu em 1957,na sua juventude estudou comunicação e filosofia e passou em alguns anos viajando pela europa e américa latina. Foi fotógrafo e pintor até se dar conta de que seu negócio era mesmo escrever. Atualmente morando no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, Ivan já escreveu cerca de 30 livros de ficção, dedicados principalmente ao publico infanto-junenil. Tambem produziu roteiros para histórias em quadrinhos, teatro e cinema tendo já obtido prêmios importantes como o do Sundace Instituie (USA/1998) de cinema, e, na literatura,o prêmios da união Brasileira de escritores.

9 comentários:

  1. Eu achei super otimo esse livro
    li ele .
    E meu debate vai ser hoje
    ee estou super confiavel .
    =)

    ResponderExcluir
  2. Para mim foi um deleite ler este livro, fui transportada para meu tempo de escola onde eramos obrigadas a ler um livro por semestre. Foi amor a primeira vista entre eu e Machado de Assis e a partir daí se já gostava de ler fiquei mais entusiasmada. Ivan Jaf teve uma ideia de genial. Muito sucesso e muitas ideias maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraleo, um livro pro semestre??? se fuder sua bitch sua vida era mt facil eu tenho que ler 2 Livros por BIMESTRE e nao to reclamando... se liga bitch

      Excluir
    2. eu tenho três por bimestre, colega. E larga de ser idiota e intrometer na vida dos outros.

      Excluir
  3. alguem do cepra ta vendo isso aew 8anoB aki kkkkk by Natan

    ResponderExcluir